sábado, 3 de novembro de 2018




Aprendendo um novo sistema de numeração, A numeração Maia. O nosso sistema matemático é decimal de base 10, e que a numeração dos Maia, o sistema é vigésimal de base 20, devido a soma dos dedos das mãos e também dos pés.  Aprendi que estes vivem na América Central, o sistema por eles utilizados é um sistema útil e bem pensado, composto de 3 símbolos, onde cada símbolo tem um significado, o números Maia vai do 0 ao 19. Onde o 0 é representado por uma concha, o 1 por bola preenchida e o 5 por uma barra.


A posição utilizada é a vertical onde varia de acordo com a posição que o numero aparece.  No inicio foi complicado para eu entender, porém quando o professor começou a explicar e nos mostrou alguns passos para seguirmos, ficando mais fácil seu entendimento, pois o mesmo passou leveza e segurança ao ensinar, tornando a aula mais simples e melhorando o meu  aprendizado. 

 Depois que conseguimos entender o assunto, o professor passou uma atividade em dupla, fiz com a  colega Lucimara, e enviamos pelo SIGAA. Segue a atividade, que é para somar o dia, mês e ano de seu nascimento, depois  subtrair o seu ano de nascimento pelo ano de nascimento de sua mãe, e representar de acordo com a numeração Maia. 



A aula foi muito interativa, tendo como resultado uma compreensão do conteúdo como segue a atividade acima. 















 O professor pediu para assistirmos ao vídeo da entrevista de Paulo Freire, que se referia sobre a relação entre a matemática e o cotidiano, o mesmo foi entrevistado pelos jornalistas Ubiratan D. Ambrósio e Maria Do Carmo Domite, em seguida, o prof. Joel passou um questionário onde tínhamos que responder e enviar pelo SIGAA.
Questionário 1. Como o vídeo nos ajuda a pensar as relações existentes entre matemática e cotidiano❓

Para poder responder a esta pergunta, assistir o vídeo pelo canal Youtube, respondendo assim: Segundo Paulo Freire a matemática faz parte do nosso cotidiano, estando presente em tudo que fazemos, quando transmitida de maneira simples e contextualizada seu aprendizado torna-se mais prazeroso.
A primeira aula do Componente Curricular Matemática e Cotidiano foi no dia 28/09/2018 do segundo quadrimestre da turma 2018.3 do Cuni de Ilhéus. O professor desse componente é Joel Felipe, que se apresentou, logo em seguida mostrou-nos a ementa com os conteúdos que iriam ser trabalhados nas aulas. O mesmo é uma pessoa comprometida com o que faz, pois dias antes de começarmos a nossa primeira aula, já tinha encaminhado para os nossos e-mails os assuntos das mesmas e como iriamos ser avaliados. Para que todos tivessem acesso a esses materiais e ler. A minha expectativa era enorme, um novo componente curricular pra estudar e aprender, mais uma barreira a ser vencida. Na aula o professor explicou que a matemática está presente em tudo que fazemos faz parte do nosso cotidiano, também explicou que a matemática não é difícil como imaginamos, que é fácil, apesar de uns terem mais facilidades e outros mais dificuldades, no entanto, todos acabam aprendendo, na primeira aula, os conteúdos expostos foi sobre a História dos números, como estes surgiram e como são hoje.
Neste mesmo dia, foi nos proporcionado saber como surgiu a historia do numero 1, através do vídeo indicado pelo professor. Depois que assistir ao vídeo, aprendi que o zero deixou de ser um simples numero para ser a parte transcendente da matemática. Gostei do que vi, achei interessante ajudando-me no aprendizado.
A leitura desta história foi retirada do livro: A história universal dos algarismos, a inteligência dos homens contada pelos números e pelos cálculos, segue o link do vídeo sugerido pelo professor: www.yotube.com/watch?v=3ridjdn6L9sQ .

A primeira aula desse Componente Curricular Introdução  ao Raciocínio Computacional foi no dia 9 de novembro de 2018, onde o docente Joel ...