sábado, 1 de dezembro de 2018


A última aula do Componente Curricular Matemática e Cotidiano foi na sede da UFSB em Itabuna, na sexta-feira, dia 26/10/2018, pois o CUNI de Ilhéus estava fechado devido ao segundo domingo de eleições, precisavam organizar as salas para votação.  O professor Joel começou a aula falando sobre ângulos e suas medidas,  seus instrumentos, o teodolito e a sextante, apesar de não conhecer nem o teodolito nem  a sextante gostei de conhecer e aprender sobre eles . Em grupos formados por 4 componentes: Fabio Junior, Lucimara Silva, Marileide Alcantara e Roberta Pontes, construímos o nosso teodolito artesanal com materiais cedidos pelo professor, como  cola, fita crepe, tesoura, copo plástico descartável cada um com  tampa, marmita de isopor, copia em papel do transferidor desenhado e palito de churrasco, depois que todos os grupos estavam com os materiais, o professor deu as instruções de como o teodolito é usado manualmente com a ponta do palito no zero. Que a vértice do ângulo a ser medido é a posição do teodolito que deve ser posicionado sobre as semirretas do referido ângulo, onde se define dois pontos de referência.

Olhando pelo Canudo e com isso o observador deve manusear o teodolito sem retirar o marcador do numero zero até avistar um dos pontos. Outro ponto importante é que a marmita de isopor deve ser mantida nesta posição ate o final da medição do ângulo, o observador irá girar o palito/copo até avistar através do canudo outro ponto de referência e para isso é preciso realizar leitura da medida observada do mercador em relação ao zero, depois dessas explicações dadas pelo professor meu grupo começamos a construir o teodolito.





No dia 12/11/2018 depois de termos construído o nosso teodolito, este serve para medir com precisão os ângulos, nossa equipe foi para uma área externa do CUNI de Ilhéus onde estudamos e o resultado,  segue nas fotos abaixo:

Gráfico com o resultado do cálculo
das  medidas do Teodolito 







































Essa nossa atividade de campo proporcionou interação e aprendizagem entre os colegas, pois além do teodolito tem também o sextante que eu não conhecia e agora conheço; o teodolito e sextante têm o transferidor que serve na minha medição dos ângulos e o resultado desse trabalho estão nestas fotos. 



















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

A primeira aula desse Componente Curricular Introdução  ao Raciocínio Computacional foi no dia 9 de novembro de 2018, onde o docente Joel ...